No Theatro Municipal, Obama cheio de graça

obama

Demonstrando ótimo humor e uma assessoria ainda melhor, o presidente americano Barack Obama iniciou seu discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ensaiando algumas palavras em português e fazendo graça com o fato de ter marcado o pronunciamento para 2.200 mil convidados quase no mesmo horário do clássico do futebol carioca entre Vasco e Botafogo. “Oi Rio de Janeiro. Alô, cidade maravilhosa! Boa tarde todo o povo brasileiro”, iniciou, com o português carregado de sotaque. ”Peço desculpas a vocês, porque sei que aqui no Brasil vocês levam os assuntos de futebol muito a sério”, afirmou, arrancando risos da plateia.

Obama agradeceu o calor e a receptividade do povo brasileiro durante a visita que começou em Brasília, no último sábado. E citou o cantor Jorge Ben Jor para dizer que o Brasil, ao vivo, é mais bonito do que nos filmes. “É uma país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, brincou.

O discurso foi direcionado especialmente para os brasileiros. Obama citou a pacificação nos morros cariocas, elogiou a mudança de atitude com relação aos moradores das favelas e enalteceu a papel do Brasil no cenário mundial. ”O Brasil não é mais o país do futuro. O futuro já chegou e é agora”, afirmou sob aplausos no Theatro Municipal. “Estou aqui para dizer que nós, nos EUA, não apenas observamos seus sucessos, mas torcemos por ele. Juntos, duas das maiores economias do mundo podem trazer crescimentos.”

– 21/03/2011